Só tenho a agradecer.

Li semana passada no Marmota que escrever em um blog, para algumas pessoas, pode substituir a ida ao psicólogo. Quem se interessar em ler a reportagem até o fim vai ver que se trata de uma pesquisa da AOL e que tal informação se baseia apenas no que disseram os pesquisados.
Obviamente, não há porque desacreditar da capacidade dos psicólogos em tratar dos males emocionais (viu Juju, eu acredito na psicologia!), mas, no meu caso específico, ter um blog me ajuda muito. Recentemente, como vocês sabem – alguns mais detalhadamente – pude provar isso para mim mesma.
Minha mãe (puxa, tem tempo que não falo dela…), há uns anos atrás, fez terapia com um psicólogo. Além das sessões semanais, o terapeuta recomendou que ela fizesse um diário, que anotasse suas emoções mais íntimas e que depois as relesse. Ela assim o fez e sentiu grande alívio, pois parecia que, escrevendo, conseguia ordenar melhor as idéias, identificando os sentimentos e suas origens. Engraçado que eu era adolescente, mas me lembro bem dela comentando isso comigo. À época achei estranho, pois não conseguia entender esse mecanismo.
Daí, me vejo escrevendo em um blog. E, olha só, escrevendo sobre sentimentos íntimos. Tá, tudo bem, depois apaguei… mas foi extremamente terapêutico. Tive a sensação de estar “arrumando” as idéias.
Além disso, o blog me dá o retorno dos comentários. Gente, como são valiosos! Tenho certeza agora que, quando escrevo qualquer coisa aqui, quero sentir a reação de quem lê. Principalmente daquelas pessoas que, de alguma forma, já formei vínculos.
Bem, essa verborragia toda é só para agradecer. Obrigada a todos que têm paciência de ler isto aqui, mesmo que de vez em quando, mas, principalmente, muito obrigada Arno, Trotta, Tico, Menin@ e Aline por vocês existirem na minha vida.
Published in: on 18 outubro - 2005 at 2:13 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://loucaporblog.wordpress.com/2005/10/18/so-tenho-a-agradecer/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

