“O que é uma escova progressiva?”

Queridos, a felicidade é desse mundo! Se você é um cético que não acredita nisso, dê uma olhada nos comentários do post anterior. Ali encontramos dois seres bem-aventurados, felizes, que não conhecem as agruras do cruel mundo da cosmética capilar.

Sim. Arno e Tamia não sabem o que é uma escova progressiva! Eles ainda não tiveram contato com o que de pior a maldade humana pode conceber. Tamia principalmente, linda e jovem, não precisou tomar ciência deste instrumento de tortura imposto a nós, afro-descendentes, pelo Império dos Cabelos-Lisinhos-Como-Uma-Tábua. Ah, gente, isso é maravilhoso!

Bem… a fim de não deixar a pergunta do meu querido karateca sem resposta (saudade, meu lindo!), vou descrever de maneira breve o que é uma escova progressiva.

A escova progressiva é um processo químico usado para alisar cabelos. É um produto que contém um tanto de queratina, mas o que dá o efeito lisinho-pra-sempre aos cabelos é a quantidade de formol que tem na fórmula.

Assim, você vai em um cabeleireiro e este [sádico] profissional aplica a geléca em suas madeixas. Em seguida, ele seca seu cabelo, fazendo uma escova comum (quer dizer, com uma escova redonda, o cabeleireiro estica seu cabelo e seca com um secador).

Nessa hora, a esforçada afro-descendente já está quase sufocando, porque o calor do secador faz evaporar a tal mistura de formol e queratina, envolvendo a vítima com uma densa névoa que faz arder todas as mucosas existentes do pescoço para cima. Não vamos mencionar, com o fito de poupar suas mentes, o que se sente no couro cabeludo quando este entra em contato com a gelequinha.

Continuando… finda a escova, o laboroso personal hair style saca de sua prancha (conhecida também como chapinha) e começa a alisar o cabelo da cliente, tomando o cuidado de dividir o cabelo em mechas finas. Mais névoa, mais ardor dos olhos e do nariz, choradeira e couro cabeludo queimado. E, fim.

Quer dizer, não exatamente o fim. Porque esse produto tem que ficar três dias em seu cabelo. Não se pode lavar, não se pode prender o cabelo e tem-se que tomar cuidado para, ao dormir, não deixar os fios embolados embaixo na cabeça. Passados os três dias, aí sim, voltamos ao salão, lavamos a cabeça, faz-se nova escova (!) e, finalmente, estamos poderosas, com os cabelos lisérrimos. Aff…

Meus queridos, foi disso que me livrei. Agora, meus cabelos estão enroladinhos, quase como Deus os fez (o que poderá, em breve, ser conferido nas fotinhas do orkut). Espero, sinceramente, nunca mais passar por isso.
Published in: on 26 dezembro - 2005 at 12:10 pm  Comments (3)  

The URI to TrackBack this entry is: https://loucaporblog.wordpress.com/2005/12/26/o-que-e-uma-escova-progressiva/trackback/

RSS feed for comments on this post.

3 ComentáriosDeixe um comentário

  1. ESCOVA PROGRESSIVA INTELIGENTE LIGHT – LAVA EM 1 HORA Aderi a escova progressiva de chocolate com formol em 2005 com ótimo resultado. No entanto encontrei no site http://www.soft-liss.via21.com.br uma linha de Escovas Progressivas Inteligentes da Soft-Liss – Linha Light que aplica e lava na hora, sem precisar ficar 3 dias sem lavar os cabelos. O atendimento do site é muito bom! tirou todas as minhas dúvidas, o modo de aplicar, composição e cuidados vêem escritos no rótulo. Mais gostaria de saber: Alguém já fez esta Escova Progressiva Inteligente? É boa mesmo ? Me ajudem !! http://www.soft-liss.via21.com.br

    Tenho uma amiga que fez a tal escova inteligente. Ficou muito bom mesmo. Acho que vale a pena.

  2. . Minha querida escova duradoura ou de logo tempo, alisam temporariamente, pra ficar lisos é bom fazer todo mes o cabelo fica facil de escovar e quase liso, mas não alisa se vc não faze-la mais ele vai enrolar todinho de novo repita o processo de 60 a 60 dias no minimo, se voltar faça escova até completar 60 dias. meu amor Sobre escova progressiva tenho experiencia, ninguém obriga ninguém a fazer escova progressivas, infelismente existem afro descendentes lindos que não se veêm assim como vc se ve. Eu aliso tantos cabelos como os teus e as clientes choram pra fazer progressiva comigo. Fiquei gravida não podia faze-las e a mulherada quase me enloqueceu na minha porta. Bom o produto arde o couro os olhos o nariz queima é horrivel. Mas todos os dias menos domingo porque me recuso a atender o portão tem gente aqui querendo FAZER ESCOVA PROGRESSIVA. Como Saem daqui? felicissimas é a resposta.

  3. sabe eu li esse post pq eu estou fazendo um curso de cabeleireira, mais quando li fiquei surpresa pq essa pessoa q escreveu isso esta completamente errada pq o efeito da progressiva n eo formol, o formol e so para conservar o produto,e sim as substâncias q tem dentro dela q faz t diferença, ha e pelo fato da progressiva arder os olhos ou ate msm o nariz e irresponsabilidade do profissional. ha e pelo fato de queimar as madeixas e mentira sua pq o profissional sabe a temperatura certa do calor para cada cabelo, agora se vc faz num desses saloes q vc paga baratissimo ai o problema e de quem fez , antes de postar essas coisas le bastante pesquisa pq vc esta super errada. bjus


Deixe um comentário

