Homens e mulheres são iguais perante o crime

Ontem o fórum onde trabalho estava em polvorosa. Trinta e oito pessoas que haviam sido presas em uma operação da Polícia Federal, Operação Xeque Mate, seriam interrogadas pelo Juiz da 1ª Vara Criminal. Os interrogatórios duraram o dia inteiro. Tais pessoas estão sendo acusadas de integrarem uma grande quadrilha de traficantes de drogas.
Mas, o que chamava a atenção era que o átrio e o pátio de estacionamento do fórum estavam lotados de familiares dos presos. Muitas mulheres, muitas crianças, muitos idosos. Muitos chorando. Em alguns momentos houve gritos.
Também notável é que, das trinta e oito pessoas presas, vinte e duas são mulheres. Que número expressivo! A maioria dessas mulheres é jovem, tem filhos. Uma delas é advogada. Depois de mostrarem sua força no mercado de trabalho, será que as mulheres estão almejando a igualdade também no crime e, nesse caso específico, até mesmo sobrepujando em quantidade os homens?
Igualdade é uma coisa difícil de se definir, mas, juridicamente, já está pacificado o entendimento de que só é possível garantí-la quando pessoas diferentes, com necessidades diferentes, são tratadas de forma diferente, a fim de que se consiga o equilíbrio de condições entre elas. Perante a lei é assim. Como será perante o crime?
Quando encerrei meu dia de trabalho, às 18:00 horas, a multidão ainda não tinha ido para casa. Vi uma moça bem jovem, grávida, colada à grade do portão do estacionamento, olhando com ansiedade em direção aos camburões. Bem perto, uma velhinha com um bebezinho no colo. Alguns tentavam se consolar mutuamente. Não podiam ir embora ainda. Os que estão presos são criminosos? São mesmo traficantes? Talvez isso seja esclarecido ao final do processo. Mas o sofrimento para os seus parentes é mesmo muito grande.
Anúncios
Published in: on 16 maio - 2006 at 3:39 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://loucaporblog.wordpress.com/2006/05/16/homens-e-mulheres-sao-iguais-perante-o-crime/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: