Aqui se fala de mãe, não é?

“(…) Com o Dia das Mães em meus calcanhares e com a minha própria história tomando rumos que nunca imaginei, tenho pensado cada vez mais no sentido da palavra mãe, no que ela representa, no que ela espera de mim e, principalmente, no que eu esperava dela. Tenho me dado conta do óbvio, que atrás dessa palavrinha tem um ser humano, cheio de qualidades, cheio de defeitos, para quem essa palavra também está repleta de significados e dores e cobranças e alegrias. Exatamente como está para mim. Para você. Para cada um de nós.
Não é uma relação fácil.
Não é uma relação tranqüila.
(…)
Mas talvez, só talvez, você seja o tipo de filho que, em sua própria cozinha ou na fila de algum restaurante, com flores e presentes na algibeira, saiba, com dor e espanto – porque dói e assusta – que você deve ser sua própria mãe, digam lá o que disserem o calendário dos comerciantes, as propagandas de tevê ou a sua super-agitada família, que se prepara para a data há semanas.
Você comprou o livro que a sua mãe queria, fez reserva no restaurante, assou o pernil, mas no fundo (e no raso) você sabe que deve beijar seus próprios joelhos esfolados e garantir a si mesmo que “quando casar, sara”, sabe que deve olhar para o reflexo no espelho e perguntar, apontando para a blusa e para a calça “Combina?”, sabe que deve afugentar sem ajuda de ninguém os monstros que moram debaixo da sua cama, sabe que deve preparar seu próprio mingau (ou seja lá qual for sua “comida de colo”), e, de barriguinha cheia e quentinha, embalar-se na cama, até adormecer.
Você vai lá brindar com o resto da família, lavar louça com suas primas, admirar o carro novo de seu irmão e beijar a velha na testa. Mas você sabe.
Mesmo sabendo, continue em frente.
E sorria, por nós dois.”
Fal Vitiello Azevedo em Sorria
E eu não me canso de roubar textos dessa mulher.
Published in: on 24 maio - 2006 at 1:00 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://loucaporblog.wordpress.com/2006/05/24/aqui-se-fala-de-mae-nao-e/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: