Então é isso que estava lá dentro?

De uns tempos pra cá, escrever tem sido pra mim um exercício de enxergar sentimentos. Desde sempre, quando meus pensamentos estão tumultuados, quando estou inquieta sem saber exatamente o porquê, procuro parar e refletir sobre o que está acontecendo. Muitas vezes, essa reflexão basta. Mas, tem horas que a gente mente pra si mesma, não é? Aí, a inquietação não passa, não vai embora.
Então, descobri que escrever ajuda. Obviamente, escrever da maneira mais sincera possível, mesmo que tudo seja meio doloroso. É como fazer um curativo. É como esvaziar um saco de quinquilharia. Ou, como arrumar uma gaveta grande e funda. É chato, mas tem que ser feito, senão infecciona, senão a gente corre o risco de carregar um peso inútil, senão pode ser que a gente perca o que é importante no meio de um monte de coisa que não vale nada.
Então, a gente vai lá e começa a despejar idéias na tela branca. Um pensamento puxa o outro, claro. E fica sem nexo. Ou a gente olha e diz “cara, isso é mentira!”. Arruma o texto. Volta a se lembrar do compromisso de falar “somente a verdade, nada mais do que a verdade”. E relê. E pensa “não ficou bom, mas está mais de acordo com o que tem dentro de mim”.
Depois, com o texto pronto, a gente olha e chega a conclusão que era aquilo mesmo que estava incomodando. É aquele sentimento mesmo que não conseguiu ser digerido ou porque a gente não o entende, ou porque tem vergonha dele, ou, ainda, porque é mesquinho e sentimentos mesquinhos nunca encontram lugar confortável para eles.
E escolhe guardar de volta algumas coisas; outras, a gente olha e vê que é lixo mesmo. E acaba por ficar mais leve.
Published in: on 26 junho - 2006 at 5:15 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://loucaporblog.wordpress.com/2006/06/26/entao-e-isso-que-estava-la-dentro/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: