Coisa de mulherzinha

Cinco amigas passam à tarde juntas (também pode ser uma manhã). Quatro delas são casadas. Elas vão a uma cidadezinha pitoresca, visitam lojas, uma fábrica de chocolates está no percurso e, à noitinha, sentam em um barzinho bem movimentado pra um chopinho (mas isto é opcional, a cena poderia estar acontecendo na cantina da faculdade, comendo-se pão de queijo, tanto faz).
A conversa? Maridos e filhos. A solteira ouve tudo e ri muito. Ela tem namorado há uns três anos, mas é claro que não é a mesma coisa. Falam também da própria aparência, do desejo de emagrecer (ou de engordar), de fazer lipo, de colocar silicone. Mas, principalmente, elas falam de outras mulheres. Elas falam das mulheres que estão em volta: roupa, cabelo, bunda caída, peitão bonito. Elas falam das mulheres que não estão ali, mas que estudam ou trabalham com elas, ou que são suas vizinhas.
De repente, a conversa muda de rumo. Aí se fala de outros homens, não sobre maridos e namorado, mas os outros homens que elas convivem ou esbarram por aí. Muitas risadas. Cada uma tem aquele que, elas sabem, perderam o sossego apenas com um pequeno gesto vindo delas. Aquele que as elegeu como musas. Bom pra auto-estima; elas estão vivas, mesmo que comprometidas e felizes em seus relacionamentos.
Mas elas se consolam também. Todas têm suas agruras. Elas se apoiam e se compreendem. Com facilidade, em duas ou três frases, explicam sentimentos íntimos umas para as outras, dando sentido a coisas que motivariam tratados, livros. Mas elas entendem.
E os de fora observam e se maravilham. Como é possível tamanha integração? Nem elas sabem. E nem querem saber. Isso é pra ser vivido, só isso.
Alarde entre os misóginos: é possível amizade entre mulheres, tá!
Published in: on 28 setembro - 2006 at 3:29 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://loucaporblog.wordpress.com/2006/09/28/coisa-de-mulherzinha/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: