Casca de ferida

Vez por outra a gente se depara com alguém que passou por um sofrimento muito grande. Tão grande que não encontramos nem palavras de conforto, não sabemos o que dizer. Às vezes é uma doença muito séria, ou um revés financeiro terrível, ou mesmo a morte de um ente querido. E a pessoa está lá arrasada, com toda a razão.
Mas o tempo passa e muitas dores, quando não acabam de vez, ficam muito mais suportáveis. E a gente vê aquela pessoa que sofreu tanto voltar a tocar a vida da maneira mais normal possível. É o natural, é o que costuma acontecer.
Só que tem aqueles que se recusam a deixar o tempo curar, ou pelo menos suavizar, suas feridas emocionais. O sofrimento deles é real e o motivo é justo. No entanto, é intempestivo. E eles mesmos sentem isso. Eles próprios percebem que a dor não é mais aquela, não tem mais a mesma intensidade, que aquilo vai virar uma cicatriz. Só que eles não deixam. Fazem questão de reabrir a ferida, de renovar a dor, de futucar com a unha a casquinha pra que aquilo sangre de novo.
Não estou falando de alguém que quer se fazer de vítima, não é isso. Nem daquele que sofre de depressão ou de qualquer outro mal emocional. Falo daquele que considera a dor uma auto-punição, algo merecido, e que não deixa que esta amaine por se considerar indigno de alcançar o alívio. É… tem a ver com culpa. Quer expiar uma culpa qualquer que imagina ter pela dor. É como se dissesse: “ó, tá certo que pisei na bola, mas, em compensação, olha só como estou sofrendo!!!”
Desnecessário dizer que o sentimento de culpa não se acaba e que a convivência com alguém assim é complicada. Péssimo de se observar isso.
Anúncios
Published in: on 4 dezembro - 2006 at 4:50 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://loucaporblog.wordpress.com/2006/12/04/casca-de-ferida/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: