Silêncio

Silêncio, silêncio, silêncio, silêncio, silêncio, silêncio, silêncio, silêncio, silêncio, silêncio, silêncio…

SILÊNCIO 

[Do lat. silentiu.]
Substantivo masculino

1.
Estado de quem se cala.
2.
Privação de falar.
3.
P. ext. Taciturnidade (1).
4.
Interrupção de correspondência epistolar:
“Passou um ano. Uma manhã, depois dum grande silêncio de Basílio, recebeu da Bahia uma longa carta” (Eça de Queirós, O Primo Basílio, p. 19).

5.
Interrupção de ruído; calada.
6.
Sossego, calma, paz:
“Um dorido silêncio vem da Lua / Sobre o parque dos plátanos sombrios.” (Afonso Duarte, Obra Poética, p. 121); “O silêncio do fundo dos mares deve ser o mesmo do ventre materno.” (Raquel Jardim, Inventário das Cinzas, p. 11).

7.
Sigilo, segredo.

Interjeição

8.
Para mandar calar ou impor sossego. [Cf. silencio, do v. silenciar.]

Silêncio, silêncio, silêncio, silêncio, silêncio, silêncio, silêncio, silêncio, silêncio, silêncio, silêncio…

Published in: on 12 março - 2007 at 3:53 pm  Comments (13)  

The URI to TrackBack this entry is: https://loucaporblog.wordpress.com/2007/03/12/silencio/trackback/

RSS feed for comments on this post.

13 ComentáriosDeixe um comentário

  1. “E que o teu silêncio me fale cada vez mais….”

    Amém…

  2. Tá tentando ouvir a voz do coração?

    Não… estou tentando ouvir a voz da razão… estou tentando ouvir a voz de Deus…

    :**

  3. Silêncio só é bom pra dormir!
    Não suporto silêncio! :S

    Ai… preciso dormir também… preciso muito!

  4. xiu………

    bjinho baixiniho!

    Bigada… ^_^

  5. Ok.

    ziperrrrrrrrrr……

    ai… desculpa a má acolhida hoje, tá?

  6. é um zunido, tenho certeza.

    É um barulhão!

  7. shhhhhhhhhhhhhhhh….

    adoro o silêncio…. me acalma…

    Sim. E é isso que quero… muito…

  8. Silêncio no estúdio… gravando.

    Claquette!

  9. Não entendi P.N.!

    Também não estou entendendo… :-/

  10. Uma vez eu li num muro: “o som do silêncio me incomoda!”

    Por isso que eu prefiro pensar com uma musiquinha. 😉

    Pensar com musiquinha? Mas a musiquinha fica na mente ou você coloca alguma coisa pra tocar?

  11. As vezes é bom desligar o mundo mesmo.

    Ai, Vina… queria ter te falado ontem, mas não deu…

  12. Lembre-se sempre:

    “Silêncio é aquilo que não se ouve”

    Ok… ok…

  13. normalmente, alguma coisa pra tocar. 🙂

    ou então eu deixo pra pensar no ônibus. lugar melhor não há 😉

    conseguiu ouvir a voz que você precisava ourvir, Claudia?

    Rapaz, sabe que consegui! Hahahahahaha… estou bem melhor agora! 🙂

    :*


Deixe um comentário

